Gonçalo M. Tavares fala sobre o livro "Uma Menina Está Perdida No Seu Século À Procura Do Pai"
Na Europa após a Segunda Guerra, em meio a uma paisagem de escombros, figuras esqueléticas e quase absoluto desamparo social e psicológico, uma menina e um homem perambulam pro entre as ruínas. A menina é Hanna, tem catorze anos, é portadora de uma doença congênita e está em busca do pai. O homem é Marius, sujeito enigmático que parece se esconder do próprio passado. Essa improvável dupla protagoniza "Uma Menina Está Perdida No Seu Século À Procura Do Pai".
Este novo romance de Gonçalo M. Tavares ganha contornos fantasmagóricos e irônicos típicos do autor português, que, avesso às convenções do gênero, constrói aqui um retrato a um só temo abstrato e absolutamente tocante sobre as verdadeiras vítimas da guerra: as pessoas comuns, aquelas mais fragilizadas, que de repente se veem à margem de todos os acontecimentos.
Há algo de calculado mistério ao longo de todo o romance, porém a ousadia não é pretexto para estéreis jogos formais. Com maestria, o autor apresenta a vida de seus personagens com intensidade, empatia e um gosto quase inesgotável para capturar os detalhes masi inesperados da vida de cada um. "Um Kafka português" - Le Figaro
Fonte: https://www.amazon.com.br/menina-est%C3%A1-perdida-s%C3%A9culo-procura/dp/8535926496
Material de autoria do Canal Portugal Convidado de Honra FIL Guadalajara 218, disponível no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário