quinta-feira, 14 de maio de 2020


Atividades Práticas Supervisionadas
Literatura Portuguesa E As Tecnologias Da Informação Na Obra De Gonçalo M. Tavares
 Turma: 02/LB2P02 Disciplina: Literatura Curso: Bacharelado Letras Tradução Português/Inglês Turno: Noturno UNIP Campus: Vergueiro
Nome: Wendel Santos de Sousa RA: F07GGD0
Nome: Márcia Gonçalves Sebastião RA: F103749

Introdução
A presente pesquisa tem como foco principal apontar quais métodos vem sendo utilizados tanto na produção, como divulgação da literatura no Brasil por meio dos diversos recursos hoje oferecidos pela rede mundial de computadores, visando verificar e refletir sobre a literatura que hoje é divulgada, não somente por meios físicos, como também em blogs, sites e redes sociais e, a partir disso, apresentar a vida e obra do autor português Gonçalo M. Tavares e como o mesmo e a sua obra literária se relacionam com o cenário tecnológico atual.

Objetivos
Identificar as tecnologias da informação e comunicação e seus usos na divulgação e produção literária;

Identificar através de blogs, sites e redes sociais um autor português que tenha aderido à ciberliteratura e cibercultura;

Apresentar vida e obra de Gonçalo M. Tavares;

Propor um projeto cuja a finalidade é divulgar as obras de Gonçalo M. Tavares, utilizando as tecnologias da informação e comunicação disponíveis atualmente;


Metodologia Proposta


Divulgação do blog e demais redes sociais do autor;

Divulgação do material do autor em redes sociais voltadas exclusivamente para literatura;

Criar banners e destaques para o lançamento mais recente do autor no site da editora, com links para o restante de sua bibliografia;

Envio de ebooks gratuitos ou amostras de capítulos à formadores de opinião na internet;

Criar um book trailer;


Cibercultura e ciberliteratura
Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar a vida sem tecnologia. A longa espera pela resposta de uma carta enviada alguns anos atrás, por exemplo, hoje dá lugar a ansiedade de poucos minutos à espera da resposta de um e-mail ou mesmo de uma simples mensagem no celular. Muita coisa se transformou e modificou de forma definitiva o nosso modo de vida e, é a essa série de novos costumes adquiridos juntamente com o advento das mais diversas tecnologias que damos o nome de cibercultura.

Talvez o maior alvo de modificações oriundas dessa mudança de paradigma promovida pela tecnologia, seja a forma como consumimos as mídias atuais. Conteúdos antes restritos à televisão ou cinema, hoje ganham cada vez mais força dentro de serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.

Com a mídia impressa não foi diferente. Hoje o leitor tem a possibilidade de se dirigir a uma banca ou optar pela assinatura digital do seu jornal favorito. Com os livros, as opções vão ainda mais longe, com toda uma vasta oferta de ebooks (livros em formato digital) circulando em diferentes formatos, aplicativos e livrarias online.

Não obstante, o crescente número de redes sociais também abriu espaço para toda uma variedade de mídia textual digital, trazida não somente por profissionais, como também escritores amadores, através de contos, poesias, fanzines, quadrinhos independentes e assim por diante. A todo esse ecossistema de leitura digital, podemos dar o nome de ciberliteratura, cenário este, que será utilizado para a composição deste projeto.

Tecnologias da informação à serviço da literatura
À medida que o interesse do leitor do século XXI por livros digitais cresce, aumenta também a procura por espaços dedicados a novos escritores, sejam eles profissionais ou amadores. Transformando a internet no espaço democrático que ela nasceu para ser, o criador hoje pode optar pelo uso de redes sociais totalmente voltadas ao tema da literatura, como o Skoob, Wattpad, Movellas, entre outros, que incentivam a criação não somente de livros, mas de contos, fanfics, poemas e afins, ou por plataformas de publicação online das mais diversas, cada uma com seus prós e contras, como o Kindle Direct Publishing, o Publique-se da Saraiva, diferentes editoras online ou mesmo através de plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo), como o Catarse.

Quando olhamos para autores já consagrados, percebemos que o uso das tecnologias consegue ser ainda mais abrangente. Pensando em escritores portugueses, João Tordo é um dos exemplos mais completos. Seu site oficial abre com a exposição de seu lançamento mais recente, enquanto as páginas seguintes levam a informações sobre o mesmo, com bibliografia e trechos de seus livros. Trechos estes traduzidos em inglês e espanhol, evidenciando a importância do mercado de tradução na divulgação de uma obra para o mundo. O conteúdo do site, como um todo, também é fortemente auxiliado por um cuidado visual que serve como ferramenta extra na apresentação do seu trabalho.

Valter Hugo Mãe é outro autor literário português muito conhecido que, a exemplo de João Tordo, também tem um site próprio, cuja a missão é a divulgação de seu trabalho, mas que não se prende somente a ele. Sendo presença constante também em redes sociais como o Facebook e Twitter, ele faz uso do espaço não só para divulgação de seus livros, como também para exercício de sua liberdade de expressão ao dissertar e/ou se posicionar sobre os mais variados assuntos. Revelando um perfil que vai muto além do escritor, ele proporciona aos fãs um contato muito mais próximo.

Gonçalo M. Tavares
Elegemos como o nosso objeto de estudo o escritor português Gonçalo M. Tavares. O autor, a princípio, nasceu em Luanda, na Angola, em 1970, mudando-se com os pais para Portugal não muito tempo depois. Formou-se em educação física, tornou-se professor na área de filosofia, vindo a mais tarde lançar-se como escritor. Deu início à suas publicações no ano de 2001, no entanto, passou os 12 anos que antecederam a sua estreia na literatura portuguesa escrevendo e acumulando registros antes de torna-los públicos.

Sua obra é vasta, diversificada e organizada, muitas vezes, em coleções que tratam de um mesmo tema e até compartilham de um mesmo universo. Na série (ou antologia) ‘O Bairro’, por exemplo, Gonçalo trabalha com o humor, ao longo de 10 volumes, para falar sobre um grupo seleto de senhores muito curiosos, inspirados em grandes escritores que, por acaso, vivem num mesmo bairro.
Já na tetralogia de ‘O Reino’ ou simplesmente na coleção dos ‘Livros Pretos’ (como o próprio autor os denomina), todos os contos tem o mal como tema central, utilizando uma atmosfera e linguagem mais pesadas, explorando a partir disso, dramas vividos tanto em contextos modernos, como em momentos históricos também.

Entre ensaios, investigações, romances, entre outros gêneros, uma coisa parece certa, o ser humano e toda a sua complexidade é um tema recorrente nas obras do autor.
Premiado dentro e fora de Portugal, suas obras já foram convertidas em peças de teatro, curtas metragens, óperas, entre outros. Gonçalo já cativou uma legião de leitores tão expressiva, que foi digno de receber elogios até mesmo por parte do saudoso José Saramago, com este chegando a dizer que “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem aos 35 anos. Dá vontade de lhe bater!”, durante premiação ao romance “Jerusalém” no ano de 2005.

Se opondo aos 2 autores já citados, percebemos um uso mais modesto do escritor sobre as tecnologias da informação. No Brasil, suas obras estão à venda pelos mais diversos sites de venda online, tais como o Saraiva, Amazon, Livraria Cultura ou em plataformas ligadas à dispositivos totalmente voltados à leitura, como Kindle ou Kobo.

O autor não é grande adepto das redes sociais, mas possui muito conteúdo em seu blog e em diversos canais no YouTube, onde é possível conferir uma série de entrevistas, dadas à diferentes veículos de comunicação, pelo autor ao longo dos últimos anos. A partir de uma breve análise de seu blog pessoal, é possível notar que existe um uso muito consciente da ferramenta como um grande cartão de visitas para o seu trabalho.

As postagens se revezam (além de suas credenciais que o qualificam como um grande escritor) entre fotos, fragmentos de alguns de seus livros e matérias espalhadas por diversos jornais e publicações online de todo o mundo. Quem se depara com nome de Gonçalo, seja em quais meios forem, tem apenas em seu blog uma amostra já bastante convincente sobre o que críticos e especialistas na área da literatura pensam a respeito do seu trabalho.

Projeto
Assumindo a postura de uma editora brasileira que tem a missão de divulgar o trabalho do autor através dos meios digitais, o projeto em questão visa aumentar a exposição do autor e seus trabalhos por quantos meios da tecnologia forem possíveis. A iniciativa começa pelas redes sociais. No Instagram, Twitter, Facebook, entre outros, a forma mais comum de disseminação de conteúdos se dá através do uso das hashtags, as palavras-chave que trazem consigo toda uma variedade de conteúdos relacionados a mesma.

Esse meio amplia consideravelmente os canais onde o leitor pode buscar pela informação que deseja ou, até mesmo se deparar com algo novo, sem obrigá-lo a consultar outras plataformas em busca do conteúdo desejado. Fazer com que, não somente o nome do autor, como também seus títulos mais expressivos estejam circulando pelas principais redes através dessas hashtags aumenta massivamente a divulgação do seu trabalho.

Apesar do projeto, naturalmente, englobar as principais redes sociais, nós também entendemos que nem todos os leitores se concentram nos mesmos locais da internet. Muitos buscam alternativas e, muitas vezes alternativas exclusivamente voltadas ao conteúdo que o internauta mais consome.

Logo, uma outra ferramenta a ser explorada são as redes sociais voltadas exclusivamente aos leitores. O Skoob é uma plataforma brasileira inteiramente voltada a quem procura pessoas com as mesmas afinidades que as suas no campo literário. Com a criação de um perfil da editora, podemos ter um espaço na rede que divulga nossos principais autores, dentre eles Gonçalo M. Tavares.

É uma vitrine online não só para a editora, mas para o autor, uma vez que, a partir dela, podemos inserir um link que leva o leitor diretamente até o perfil do autor dentro da rede social que, por sua vez, indica uma biografia do mesmo, demais trabalhos lançados, vídeos e até mesmo avaliações e estatísticas sobre a popularidade do escritor para novos possíveis leitores.

Em seguida, a divulgação mais expressiva, em termos visuais, será aquela feita no site da editora. Com a criação de um grande banner na página de abertura, aliado a links de destaques na lateral relacionados aos trabalhos do autor, sua biografia e demais assuntos relacionados, tal como no perfil da editora criado na rede social Skoob.

Com relação ao mais recente lançamento do autor, uma criação áudio visual torna-se um forte aliado na divulgação. A literatura não é (ainda) um dos temas mais recorrentes no YouTube, mas vem crescendo gradualmente com a ascensão de canais que se dedicam a resenhas, resumos e debates sobre livros.

Explorar esse nicho em constante crescimento com a seção de amostras de exemplares a canais com maior audiência e com poder formador de opinião, gera interesse do público alvo que, costuma ser bastante engajado.

E como ação final, um book trailer pode ser produzido e publicado com base no lançamento mais recente do autor, também fazendo uso da plataforma do YouTube. Terceirizando a confecção de um vídeo simples, com menos elementos textuais e mais visuais, no intuito de despertar a atenção dos leitores. O conteúdo deverá ser postado no canal oficial da editora na plataforma e ser replicado nas nossas demais redes sociais.


Bibliografia e referências:
BARWINSKI, Luíza. O Que É Cibercultura? Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/4232-o-que-e-cibercultura-.htm
SANTAELLA, Lucia. Para Compreender A Ciberliteratura. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p229/23637
CLUBE DE AUTORES. Conheça O Skoob E Saiba Como Utilizar. Disponível em: https://blog.clubedeautores.com.br/2019/11/conheca-o-skoob-e-saiba-como-utilizar.html
REDAÇÃO, Bibliomundi. Book Trailer: O Que É E Como Fazer. Disponível em: https://bibliomundi.com/blog/book-trailer-o-que-e-e-como-fazer/
REDAÇÃO, Bibliomundi. O Que É Um Ebook? Disponível em: https://bibliomundi.com/blog/o-que-e-um-ebook/
SOARES, Desirée. O Que É E-Reader? Conheça O Kindle, Kobo E Lev Para Ler E Books. Disponível em: https://valerumlivro.com.br/o-que-e-e-reader/
Crowdfunding E Financiamento Coletivo No Brasil É No Catarse. Disponível em: https://crowdfunding.catarse.me/publicacoes
Kindle Direct Publishing. Disponível em: https://kdp.amazon.com/pt_BR/
Publique-se Saraiva. Disponível em: https://www.saraiva.com.br/publique-se
RIBEIRO, Daniel. Conheça 11 Redes Sociais E Apps Para Apaixonados Por Livros E Escritores, Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/07/conheca-11-redes-sociais-e-apps-para-apaixonados-por-livros-e-escritores.html
Site Oficial Do Escritor João Tordo. Disponível em: https://joaotordo.com/
Site Oficial Do Escritor Valter Hugo Mãe. Disponível em: https://www.valterhugomae.com/
Blog Oficial Do Escritor Gonçalo M. Tavares. Disponível em: www.goncalomtavares.com/
COUTINHO, Isabel. Dez Figuras Portuguesas Que Marcaram O Ano. Disponível em: https://www.publico.pt/2010/12/22/culturaipsilon/noticia/o-escritor-goncalo-m-tavares-1472125
WIKIPEDIA. Gonçalo M. Tavares Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gonçalo_M._Tavares

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