segunda-feira, 20 de abril de 2020

Gonçalo M Tavares

Você conhece o autor português Gonçalo M. Tavares?

Gonçalo nasceu em Luanda, em 1970, tendo ido logo a seguir para Portugal. Premiado e elogiado pela crítica, estreou em 2001 com Livro da Dança e vem se firmando como uma das maiores vozes do romance português contemporâneo. De sua autoria, já foram publicados no Brasil "O Homem ou é tonto ou é Mulher", "O Senhor Valéry", entre outros.
           (www.companhiadasletras.com.br)

Publicou livros em diferentes gêneros literários e está em processo de tradução em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prêmios em Portugal e no estrangeiro. Suas obras deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofônicas, curtas-metragens, objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc. (www.wook.pt/autor/goncalo-m-tavares/2251). 

Sobre o português Gonçalo M Tavares, José Saramago disse certa vez numa premiação, que ele vencerá “o Prêmio Nobel para daqui a trinta anos, ou mesmo antes”. Saramago disse também que “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater.” Entre muitos escritores corre o boato, em tom de brincadeira, de que Gonçalo foi o homem que deu inveja a Saramago devido ao elogio do grande mestre.

Entrevista concedida ao Canal TV Brasil, disponível no YouTube..












Nenhum comentário:

Postar um comentário