quinta-feira, 30 de abril de 2020

 A Literatura na era digital

A leitura está mudando a cada ano, a internet transformou nossas vidas e nossas noções e costumes na hora de manusear um livro, neste contexto a literatura sempre procura o seu espaço e maneiras de como atrair leitores e métodos para estimular a geração digital.

Quais são as estratégias utilizadas pelos escritores e editoras?

Muitos escritores utilizam o método de fazer Book Trailer de suas obras, com trechos de seus livros na Plataforma Youtube e Redes sociais, enquanto as Editoras realizam debates e divulgam as obras de autores já consolidados através de jornais, revistas, num release do livro onde mostra curiosidades e o diferencial que a obra possui. 

Outra forma simples, porém eficiente de divulgar, é postar frases de impacto do livro nas redes sociais e o leitor replicar em compartilhamentos, despertando assim o interesse de busca pelo nome do autor e da obra. Muitos autores também disponibilizam algumas de suas obras em Pdf , o que atrai o leitor a possuir outros títulos de sua autoria.

A Literatura na "Idade Mídia" tem resinificado a vivência dessa geração com a leitura inicialmente atrativa com artes visuais, e por meio disso reformular conteúdos, aperfeiçoando uma atualização pedagógica mais atraente e expandindo interesse pela leitura.

Para a Realização da atividade proposta pela disciplina de Literatura Portuguesa, definiu-se a escolha do Grande poeta Gonçalo M Tavares, escritor português e professor Universitário, ganhador do Prêmio Literário José Saramago.

A Criação do Blog Na Trilha de Letras tem por objetivo apresentar o Universo Literário e mostrar grandes referências de autores e a progressão da literatura em geral.
Buscar conteúdos tem sido prazeroso, porque expande o conhecimento e Desperta Curiosidade de buscar cultura, teatro, filmes, além de promover a leitura.

E eu finalizo este post dizendo: Encanta-me o poder das palavras e a estrutura delas, e tudo que envolve a escrita, encanta-me fazer as ligações de língua e linguagem, a forma como ela domina e dominou o mundo, seja escrevendo, seja discursando. A comunicação é a dominação dos povos, "A linguagem é o que separa a nossa espécie de todas as outras" disse N Scott Momaday, e aqui Na Trilha de Letras a gente indica que "Quem Lê sabe por quê".

Por Márcia Sellari


Gonçalo M. Tavares

  O escritor Português que impactou o ator Caio Blat com sua forma de escrever.

Sarah Bernhardt, atriz francesa de 1870 dizia que "Todo ator tem a obrigação de ser um intelectual". O ator Caio Blat, 39, Ganhador do Prêmio Shell, por sua atuação na Peça "Grande Sertão" é um grande intelectual e tem toda a sua carreira orientada pela leitura desde muito cedo.

Caio faz adaptações de textos de autores como Alvares de Azevedo, Dostoiévski, entre outros, e produz suas peças de teatro. Recentemente Caio se apaixonou pelas obras de autores portugueses como Valter Hugo Mãe, e declarou ao jornal Folha UOL que nessa busca por conhecer outros escritores, se deparou com Gonçalo M. Tavares "e foi uma porrada".

Caio declara que a forma como Gonçalo produz seus textos o impressionou muito, e que a diversidade como ele trabalha o deixou alucinado. Acompanhe a Matéria completa e conheça também outras obras do autor Gonçalo.

FOLHA DE SÃO PAULO, Disponível em: www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/12/conhecer-a-obra-de-goncalo-m-tavares-foi-uma-porrada-diz-caio-blat.shtml

                       



segunda-feira, 20 de abril de 2020

Gonçalo M Tavares

Você conhece o autor português Gonçalo M. Tavares?

Gonçalo nasceu em Luanda, em 1970, tendo ido logo a seguir para Portugal. Premiado e elogiado pela crítica, estreou em 2001 com Livro da Dança e vem se firmando como uma das maiores vozes do romance português contemporâneo. De sua autoria, já foram publicados no Brasil "O Homem ou é tonto ou é Mulher", "O Senhor Valéry", entre outros.
           (www.companhiadasletras.com.br)

Publicou livros em diferentes gêneros literários e está em processo de tradução em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prêmios em Portugal e no estrangeiro. Suas obras deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofônicas, curtas-metragens, objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc. (www.wook.pt/autor/goncalo-m-tavares/2251). 

Sobre o português Gonçalo M Tavares, José Saramago disse certa vez numa premiação, que ele vencerá “o Prêmio Nobel para daqui a trinta anos, ou mesmo antes”. Saramago disse também que “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater.” Entre muitos escritores corre o boato, em tom de brincadeira, de que Gonçalo foi o homem que deu inveja a Saramago devido ao elogio do grande mestre.

Entrevista concedida ao Canal TV Brasil, disponível no YouTube..